terça-feira, 21 de setembro de 2010

ARCO O PINO > SANTIGO DE COMPOSTELA - 20.09.2010

A CHEGADA

A expectativa era tamanha que antes das 5 da manhã já estávamos prontos para o início do 29.º e último dia de caminhada. Este não era um dia qualquer e sim o derradeiro e também o dia que nos levaria às escadarias da Catedral de Santiago de Compostela.
Pé na estrada e as últimas paisagens da Galícia não mais eram observadas, tal era a ansiedade que os dominava. O número de peregrinos neste dia aumenta absurdamente, talvez 100, 200, num curto trajeto. Estávamos juntos e descemos a ladeira do "Monte do Gozo" e de onde se avista toda a cidade de Santiago, embalados pelo desejo de logo pisar a praça do Obradoiro, o que demoraria mais de uma hora para que isso ocorresse.
Além da mochila às costas, um outro fardo também muito pesado era deixado para trás: a possibilidade de não chegar à Santiago. Agora cada qual, ali estava, com suas percepções e desejos, livres para chorar, para rir ou até mesmo instrospectar-se e festejar o que fora realizado.
Diz-se no Caminho, que para muitos dos peregrinos o caminho terminou, e para tantos outros ele estará apenas começando.

domingo, 19 de setembro de 2010

PRONTOS PARA A BALADA


Após 30 dias de extenuante preparação, com caminhadas diárias para emagrecimento, sol para bronzeamento e centenas de horas de reflexão de como ser um bom conquistador, estão aí os 4 rapazes, prontos para a balada em Santiago de Compostela.

O CAMINHO NÃO TEM IDADE


AGLI AMICI EDO e CISELLA

Grazie per le vostre parole d'animo. Dai, forza. Siamo quasi arrivati. Domani ci siamo molto felici per stare tanto vicino al nostro proposito. Quando arriviamo alla piazza de Obradoiro, ci ricorderemo dei nostre amici Edo e Cisella. Facciamo una preghiera speciale per voi. Che Dio ci protega a noi tutti. Un grande abbracio de tutti i brasiliani che hanno camminato con voi. A presto.

Ribadiso de Bajo > Arca - 19.09.2010

(clique na foto para ampliar)
Aldo nos campos leoneses

província de León











Um aprazível paradouro foi o de Ribadiso de Bajo que restaurou nossas forças para o penúltimo dia de caminhada. E fomos em frente embrenhando-nos logo à saida do albergue pela densa e escura mata de carvalhos sob um forte frio e um silêncio total em que se ouvia apenas o pisar cadenciado dos peregrinos sobre as folhas e pedras das trilhas. Conversas matutinas quase não mais há. A expectativa da chegada é clara em cada um dos rostos. As incertezas dos passos iniciais também vão aos poucos desaparecendo. Cansados, mas não vacilantes. Não mais temem as agruras do Caminho.

E ASSIM VAMOS CAMINHANDO...











sábado, 18 de setembro de 2010

O BOM HUMOR PEREGRINO

É da natureza humana as pessoas tentarem se parecer mais novas. Porém este cidadão tem usado um argumento muito diferente ao chegar aos albergues.
Como detesta dormir na parte superior do beliche, usa com os hospitaleiros, os seguintes argumentos para obter a cama de baixo:
- Sou noninho!!
- Já sou velhinho!!
- Já tenho 64 anos e não consigo subir!!
- Os meus amigos podem, eles são novos!! (obrigado)
- Já não tenho forças!!

Palas de Rei > Ribadiso de Bajo - 18.09.2010

trecho de uma poesia afixada à porta do albergue

Onze horas - próximo a Mélide





Rio Iso ao lado do albergue de Ribadiso



Ponte próxima à Ribadiso


Estes são os Caminhos por aqui

Saimos de Palas de Rei com o marco apontando 65km até Santiago. Esta iminência da chegada nos faz inquietos e ansiosos. Esquece-se os medos e as dores. O número de peregrinos aumenta em muito a partir dos 100km antes de Santiago. Estamos agora no meio dessa multidão de caminhantes. Para se obter a "COMPOSTELANA" é necessário que o peregrino tenha percorrido pelo menos 100km a pé, isto explica a grande concentração de peregrinos nos últimos 100km da Galícia. Fazíamos parte do pequeno grupo que partira de Saint-Jean-Pied-de-Port, na França.
Nosso trajeto do dia de hoje previa apenas 22km, porém, sem vagas em albergues, caminhamos mais 4km até Ribadiso de Bajo. Apreensão e um certo cansaço já nos dominava, pois encontrar vagas em albergues a partir da segunda metade do dia é tarefa complicada. Porém, Ribadiso de Bajo nos acolheu com um dos melhores albergues em que nos hospedamos em todo o Caminho. De construção rústica, ao estilo medieval, sem luxo mas confortável, fincado à entrada da cidade e à beira de um rio.

Neste cantinho do céu, iremos descansar e nos preparar para os últimos 40 quilômetros atè à Catedral de Santiago de Compostela.

E ASSIM VAMOS CAMINHANDO...