Informações Úteis

INFORMAÇÕES ÚTEIS

CREDENCIAL DE PEREGRINO
É um documento indispensável que, além de dar o direito ao peregrino de hospedar-se gratuitamente nos albergues existentes no Caminho, também o credencia, ao final da viagem, a receber a "Compostelana", um certificado em latim, inclusive o seu nome, oferecido desde os primeiros peregrinos da Idade Média.
Lembre-se sempre de apor o carimbo em todos os albergues que pernoitar, logo à chegada, única forma de ao final do Caminho, de ser comprovada a peregrinação e a conseqüente obtenção do diploma.
É aconselhável que a credencial seja obtida pelo menos trinta dias antes do inicio da viagem. No Brasil ela é fornecida pela Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela, à Rua Dona Luíza Tole, 71, Bairro de Santana, São Paulo (SP) telefone (011) 6959-6107. A emissão é gratuita, sendo lhe cobrado apenas as despesas de postagem para envio do documento aos residentes fora da cidade de São Paulo.
Não é necessário a obtenção de vistos, uma vez que o Brasil mantém relações diplomáticas especiais com a Espanha e a França.

PONTO DE PARTIDA
Ao sopé dos Montes Pireneus está fincada a bela cidadezinha francesa de Saint-Jean-Pied-de-Port, um dos pontos de partida preferido dos brasileiros, além de Roncesvalles, vinte e oito quilômetros depois, do outro lado dos Montes e já em território espanhol.
Este trajeto, de aproximados 800 quilômetros é conhecido como Caminho Francês. Embora seja um traçado histórico e tradicional, você poderá optar por iniciar a jornada mais próximo de Santiago de Compostela, como por exemplo, Burgos, a pouco mais de 400 quilômetros.
Se a sua opção for Saint-Jean-Pied-de-Port, a minha sugestão, compre a passagem com desembarque em Pamplona. Na tarde do mesmo dia tome um táxi com destino a Saint-Jean, ao preço aproximado de 7.000 pesetas. É comum no desembarque do mesmo vôo, você topar com outros peregrinos. Compartilhe com eles das despesas de locomoção.

PREPARAÇÃO FÍSICA
É habitual encontrarmos pelo Caminho peregrinos irritados ou totalmente combalidos em decorrência da má preparação física. Não deixe que este estado de espírito te surpreenda. Uma vez decidido realizar o Caminho, inicie a preparação pelo menos 45 dias antes. Caminhe diariamente e aos poucos vá aumentando a distância até atingir próximo dos 30 quilômetros. Se possível escolha trilhas em que se alternem vales e montes, leitos pedregosos, ou seja, um cenário que se assemelhe ao da rota peregrina.
Outro problema comum no dia-a-dia dos peregrinos está relacionado com o surgimento das tão temíveis bolhas nos pés e de tendinites, inimigos número um. Lembre-se que seus pés e pernas são o seu único veículo que o conduzirão até Santiago de Compostela.
No caso das bolhas se manifestarem, lance mão de uma receita muito usada na viagem. Com uma agulha esterilizada transpasse a bolha de um lado a outro deixando uma linha de costura em seu interior e com uma pequena ponta de cada lado para fora. Esta técnica permite a drenagem constante do líquido que esse tipo de lesão produz e a sua conseqüente cura, o que leva de 2 a 3 dias. Evitar bolhas é quase impossível, porém preveni-las é: unte o pé com vaselina e abuse do uso de esparadrapos nos dedos e nos calcanhares. Também não faça economia do curativo Compeed, chamado entre os peregrinos de segunda pele. Eles são facilmente encontrados ao longo da rota. Use meias finas em contato com os pés, preferencialmente de algodão, e sobre ela, as meias grossas.
Mas se tendinites e distensões musculares te atingirem não se desespere. Ainda que o problema seja mais sério é possível superá-lo. Nestes casos muitos peregrinos optam por permanecer um ou mais dias no mesmo albergue, em completo repouso. Não se esqueça de que cuidados médicos devem ser procurados. Diminua seu ritmo de caminhada.

O MELHOR PERÍODO
É totalmente desaconselhável realizar o Caminho tanto nos rigores do inverno quanto esturricante verão da Peninsula Ibérica. Resta portanto a primavera e o outono, abril/maio/junho e setembro/outubro e inicio de novembro.
Ainda assim é possível que você tope com dias causticantes e até mesmo neve em alguns trechos da rota.

EQUIPAMENTOS/UTENSILIOS
  • MOCHILA: A ideal é a que tem capacidade variando entre 50 e 70 litros, não mais que isto. Prefira as altas e estreitas, pois apoiam melhor ao corpo. As tiras que a prendem ao corpo, ombros e cintura, devem ser largas e almofadadas;
  • SACO DE DORMIR: Opte por um que pese no máximo 1 kg. Dependendo da época da viagem não é necessário que escolha uma para baixíssima temperatura;
  • CALÇADOS: No caminho encontra-se vários tipos de calçados, como tênis, sandálias e botas. A mais comum é botas de treking, por darem mais proteção aos pés de entorses e de umidade. Lembre-se que as botas devem ser previamente amaciadas, de preferência durante o período de treinamento e preparação. Leve também um sandália leve para o período de descanso;
  • MEIAS: 4 pares de meias finas e sem costuras e 4 pares de meias grossas;
  • COLETE: de algodão, leve e que tenha vários bolsos;
  • BOLSA: apenas uma pochete para guardar documentos e dinheiro;
  • BERMUDAS: Três, folgadas e que permitam um caminhar sem muito atrito entre as pernas;
  • CAMISETAS: Três, de manga curta, leves, de malha e de rápida secagem e apenas uma de manga longa e também de malha;
  • AGASALHO: Um moletom. Opte por um de Tactel, pois é leve e aquece satisfatoriamente;
  • TOALHA DE BANHO: pequena;
  • NÉCESSAIRE: fio dental, escova de dente, pasta dental, sabonete, sabão, papel higiênico, pente. Não leve mais do que uma unidade de cada. A reposição, mesmo nas pequenas aldeias, é tarefa fácil.
  • CHAPÉU: de tecido e abas largas;
  • CAPAS DE CHUVA: Prefira as que protegem o peregrino e a mochila ao mesmo tempo, como um poncho. Possibilitam liberdade no caminhar e boa ventilação, ao contrário das capas presas ao corpo;
  • CANTIL: De plástico e com capacidade de no máximo 1 litro;
  • LANTERNA: pequena, preferentemente as de bolso;
  • CANIVETE: um pequeno e de apenas uma lâmina;
  • ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS: agulha e linha de algodão, analgésicos, antidiarréicos, esparadrapos, vaselina, pó antisséptico, antiinflamatórios e os medicamentos do seu dia-a-dia se for o caso;
  • PREGADORES DE ROUPA: Meia dúzia;
  • CADERNETA: para suas anotações;
  • MÁQUINA FOTOGRÁFICA: deixe-a em local de fácil acesso, preferentemente no bolso do colete. Você não resistirá diante de tão belas paisagens e fará uso constante;
  • CAJADO: De madeira leve e rústicos. Nunca maior do que você. Poderá adquiri-lo no início do Caminho.