terça-feira, 31 de agosto de 2010
CONVERSANDO NO CAMINHO
RAPIDINHAS DO CAMINHO
>> Julião: Já estamos um dia na frente do planejado.
>> Waltinho, Bira & Cia: Na volta tem novidades.
>> Galera dos comentários: Obrigado, Obrigado.
>> Carlos Guedes e família: Estou contigo meu irmão.
Azofra >> Villamayor Del Rio
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
CONFISSÕES DE UM PEREGRINO
O BOM HUMOR PEREGRINO
No início um Aldo Sergel apenas instrospectivo, quase monossilábico, porém aos poucos um Aldo se livrando de um semblante que lhe dá seriedade, sizudes. Vai dando espaço ao humor e a expresões espirituosas como: "No hay glória sin dolor". Sim, em espanhol mesmo. Também já foi "batizado" de SABIÁ, em alusão ao famoso pássaro devorador de frutas. Assim como o pássaro, este também vislumbra uma fruta à distancia. Não houve resistência ao apelido e até gosta de assim ser chamado.
CONFISSÕES DE UM PEREGRINO
"Fazer o Caminho de Santiago foi um sonho e um desafio. Agradeço ao amigo Roberto e mano Guacho esta oportunidade de estar vivenciando esta experiência inesquecível em que a dor de superar os obstáculos que a natureza nos oferecia são o bálsamo para curar as imperfeições que vivemos. Fazer o Caminho não é só abraçar a natureza com os olhos, mas principalmente penetrar na beleza de poder interiorizar os bons pensamentos e a espiritualidade que nos envolve. Valeu a pena seguir pelos caminhos íngremes e assim aperfeiçoar as arestas da vida. Um abraço a todos que estão torcendo por nós. DOMINGOS. "
sábado, 28 de agosto de 2010
Depois de uma espetacular estadia no albergue SANTIAGO APÓSTOL, recuperamos nossas forças para iniciar um novo dia. Em razão do implacável sol que vinhamos sentindo nestes primeiros dias, resolvemos madrugar e às 6:00h em ponto iniciamos a caminhada para Estela. Meia hora após chegamos à "Fuente de vino Irache" oferecida aos peregrinos. Uma rápida comemoração, lanternas na mão e ziguezagueando por estreitas trilhas fomos rompendo os quilometros até que um pouco antes do despertar do dia atingimos a pequena Cirauqui, uma cidadezinha de vários centenários e fincada no cume de um monte. Nenhuma alma pelas ruas e apenas um pequeno cachorro vagueando pela pequena praça. Não fosse este fato bem poderia parecer uma fotografia clicada a centenas de anos. Outros pequenos vilarejos se sucederam. Nossas condições fisicas vem dia a dia apresentando progessos o que nos dá um maior alento. Perto do meio dia passamos por Estela, uma cidade considerada grande para os padrões até então observados, porém resolvemos seguir um pouco à frente até atingirmos Ayegui em cujo albergue nos hospedamos precisamente à 1 da tarde. Havíamos rompido 25 kms sem muitas dificuldades, porém algo começava a mudar na rotina dos primeiros 4 dias: a busca da caminhada solitária.
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
The Trip
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Carregar peso em demasia é um dos principais pecados do peregrino e havíamos incorrido nele. Despachamos para Santiago, para posterior resgate, objetos e pertences que não nos seriam de extrema necessidade: sacos de dormir, camisas, colete, guia do caminho, canivetes, cortadores de unha, e outras bugigangas que seriam dispensáveis, pois neste momento tudo é uma questão de escolha.
6:20 da manhã quando arriscamos as primeiras passadas sob uma exuberante lua cheia e de uma intensa brisa que nos envolvia. Estávamos todos bem graças a uma relaxante tarde do dia anterior quando visitamos o Museu de Santiago Zubiri Elizalde que graciosamente nos mostrou o acervo acumulado durante 22 anos, periodo em que foi hospitaleiro do Albergue Municipal de Larrasoaña. Recebeu do autor e dos peregrinos um exemplar do livro "Santiago de Compostela - Confissões de um Peregrino", do qual é protagonista em uma das passagens da narrativa.
O objetivo deste dia de caminhada era Cizur Menor e que obrigatóriamente passaria por Pamplona, o que se deu sob um sol escaldante de fritar miolos. Até Cizur Menor despendemos mais de uma hora de caminhada para romper os 4 kms que as separavam. Embora tenha sido um trajeto de apenas 21 kms, nossas forças foram extremamente exigidas. Chegamos às duas da tarde, vergados ao peso da mochila. Bem...disto trataremos no próximo capítulo.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Saint-Jean-Pied-de-Port >>> Roncesvalles
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Domingo - 22 de agosto - o reinício
Manhã de domingo, temperatura por volta de 10 graus, os primeiros raios de sol e a expectativa toma conta destes 4 brasileiros: Ivaldir Frandoloso, Domingos Frandoloso, Aldo Sergel e Roberto Fernandes. Mochila às costas e o cajado completam o figurino que se repetirá pelos próximos 30 dias. O portal D'Espagne marca o inicio desta jornada que inevitavelmente ficará marcado para sempre em suas vidas.