quarta-feira, 25 de agosto de 2010


Este albergue foi construído há pouco tempo e tem como finalidade acudir peregrinos perdidos na montanha, principalmente durante as tempestades de inverno, quando geralmente é surpreendido pelo anoitecer precoce.

Saint-Jean-Pied-de-Port >>> Roncesvalles

A subida dos Pîreneus sempre foi considerada, desde os tempos napoleônicos, uma das mais terríveis travessias, em razão de suas implacáveis escarpas, da chuva, do vento, ora calor, ora frio. Embora não fosse um soldado de Napoleão, pude sentir toda a dureza destas encostas a martelarem meu corpo. Pernas, pés, e os pulmões buscando a última reserva de oxigênio. Chegar até Roncesvalles exigiu algo a mais de mim e não por mim mas por aqueles que me incentivaram e estão torcendo e é isto que lhes devo, não por obrigação, mas por princípios.

Felizmente, a me acompanhar (e neste dia a me amparar) um grupo de mais 4 bravos peregrinos: Aldo, Ivaldir, Domingos e o jovem sul-matogrossense Tiago. Embora as dificuldades tenham sido imensas para mim, estes chegaram entre de razoável à boas condições fìsicas à Roncesvalles. A noite incumbiu-se de calar as dores.


4 comentários:

  1. Oi Rô e amigos
    Estamos acompanhando a peregrinação que pelos relatos já se configura num grande desafio para um mero mortal.Ficamos angustiados com a subida dos Pirineus e queremos parabenizá-los pela enorme conquista, temos certeza que todos chegarão à Compostela inteiros e realizados! Com relação à estréia, demos boas risadas, apesar de vocês terem "sofrido" com os improvisos: esquecimento da credencial e cancelamento do vôo e ausência do bilhete heheheh.... Foi ruim, mas devemos pensar que poderia ter sido pior neh!
    RÔ, hj níver do Con e já comemoramos ontem à noite no Pesque Prosa, com cervejinha e outros quitutes. Felicidades ao Con!
    Já estamos com saudades, vc nos faz muita falta. Te amamos muito.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô
    e então, já está mais adaptado ao "sacrifício" do caminho? Está tudo bem?
    Nós estamos todos bem e torcemos por vocês.
    Estamos sentindo o vazio da tua ausência apesar de saber que vc está fazendo está realizando seu objetivo. Já achou algum recadinho na mochila? Aguardamos notícias. Te amo muito. Lu

    ResponderExcluir
  3. Olá Roberto
    Estamos acompanhando a aventura de vcs e torcendo muito.
    Gostamos das fotos.
    Quando aos problemas de falta de ar, se continuar, vamos resolver. Enviaremos o Julião com o sidecar.
    Abs Vilson

    ResponderExcluir
  4. OLÁ ROBERTO E COMPANHEIROS DE CAMINHADA!

    SUERTE EN ESTA NUEVA CAMINADA! QUE DIÓS VOS BENDIGA!
    TODOS NOSOTROS ESTAMOS MUY CONTENTOS PORQUE YA PASARON LOS PIRINEUS...
    LAS FOTOS ESTAN MUY BONITAS! CONTINUAREMOS EN CONTACTO.

    BESOS
    CELY

    ResponderExcluir