sábado, 25 de setembro de 2010

CONFISSÕES DE UM PEREGRINO


No livro de peregrinos na manhã de 23 de agosto de 2010 no albergue de Saint-Jean-Pied-de-Port constava a inscrição: "Dedico esta minha caminhada a minha esposa Lucy e meus filhos Marion e Conrado a quem amo profundamente".
Poucos quilômetros de caminhada e já pressentira algo que me assustaria, tanto eram as perguntas: o porquê de uma segunda viagem e as razões para a sua realização. Teria sido movido apenas por um espírito egocêntrico e de aventura ou simplesmente saudosismo e resgate do que fora a primeira?
Somente ao entardecer, após um extenuante dia, física e mentalmente e de muito refletir sobre os "por quês" que compreendera para alívio d'alma que a razão de alí estar não estava mais em mim. Estavam contidas no livro de peregrinos de Saint-Jean. Esta revelação iluminou meu espírito e me deu forças para prosseguir pelos 800 kms da rota.
Sózinho eu não estava no Caminho e nem ele em mim. Mas com eles prosseguira determinado por toda a jornada. Eles foram a força salvadora de um Caminho que começara perdido.
ROBERTO FERNANDES

Um comentário:

  1. Li alguns livros sobre o Caminho, mas esse livro me fez caminhar junto, os detalhes, a linguagem, tudo fez com que aumentasse minha vontade de percorrê-lo. Adorei

    ResponderExcluir