sábado, 11 de setembro de 2010

Santa Catalina de Somoza > El Acebo - 11.09.2010

Mingo depositando a pedra

foto tirada dos fundos do albergue de El Acebo





El Acebo



Imediações de El Acebo - peregrino Aldo




Cruz de Ferro





Gastamos o tempo da tarde que restava andando por Santa Catalina o que aliás não é nenhum esforço. Cidade com pouquíssimos moradores e só não está totalmente abandonada em razão de ser passagem dos peregrinos.
Os primeiros 20km foram vencidos facilmente até que às 10 horas atingimos o pico do Monte Irago onde está situada a Cruz de Ferro, um dos simbolos mais importantes e mais emblemático do Caminho de Compostela. Como fizeramos no ano de 2000, eu e o Guacho depositamos alí uma pequena pedra, o mesmo ocorrendo com Aldo, Thiago, Domingos, e Pablo, um jovem polones, que de uns dias para cá tem andado em nossa companhia. O pequeno gesto representa o abandono de muitos pesos carregados ao longo da vida e muitas vezes inutilmente.
Mais um pouco à frente nos detivemos no albergue de Tomáz, o mais enigmático de todo o Caminho. É um albergue totalmente diferenciado dos demais. Tomáz é conhecido e se diz o último dos Cavaleiros Templários. Não há absolutamente nada de modernidade no seu albergue e muito menos senso de organização. Porém é assim que ele quer e é por isso que muitos se alojam por alí.
Depois de despencar quase 300 metros montanha abaixo, chegamos a El Acebo que desponta repentinamente ao surgir no Vale Del Bierzo.
Vigésimo dia de caminhada. 600 km completados. Muitas respostas incompletas...

E ASSIM VAMOS CAMINHANDO...

3 comentários:

  1. Ciao Amici Brasiliani siamo arrivati a casa ma il nostro cuore è ancora sul cammino con voi. Domani scrivo ancora. Un abbraccio da Eddo e Cisella

    ResponderExcluir
  2. OLá peregrinos! E a caminhada vai seguindo..... respostas ainda a confirmar, mas não esqueçam que muitas estão dentro de cada um, é preciso abrir o coração para que elas fluam....
    Estamos felizes pelo bom desempenho de vocês. Estamos com saudades e esperamos o dia do retorno.Beijos da família Fernandes

    ResponderExcluir
  3. Cruz de Ferro!!!!!!Será mesmo que as pedras ai deixadas permanecem ai????Ou nos acompanham pro resto de nossas vidas?????
    Um ritual inesquecível!!!!!!!!!
    Mta.saudade deste trecho!!!!!!!

    ResponderExcluir