quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Villafranca del Bierzo > Cebreiro


Seis horas da tarde e o Ave Fênix já conta com 120 peregrinos e totalmente lotado. De repente Jesus Jato me convida para ir a uma bodega, um misto de destilaria e cantina de vinho. Buscaria cachaça para queimada, um ritual já bastante famoso no Caminho e normalmente realizado às 10 horas da noite. Consiste numa mistura de cachaça, açucar e café ateando-se fogo. Até que cesse a queima, há uma dezena de exaltações, sendo que em uma delas diz Jato: "viva a los locos peregrinos brasileños" seguido de um uuuuuhhhhhhhhhhh!!!!!!!! para o delirio dos presentes.
A festa acabara e afinal era preciso pensar no amanhã, na impiedosa subida do Cebreiro.
Despedimo-nos de Jato e partimos muito cedo, como já era costume. Quase uma dezena de vilarejos até atingir o sopé da montanha. Daí prá frente 10 km de duríssimo ascenso. Montanhas são espetaculares nas fotografias ou sentado no sofá de casa. Subir as suas encostas é outra questão.
No início da tarde despontamos no cume do Cebreiro, a porta da Galícia. De fôlego restabelecido a beleza da montanha agora era outra, igual a uma fotografia.

E ASSIM VAMOS CAMINHANDO...

6 comentários:

  1. Quase lá. Parabéns.
    Aproveitem bem.
    Vibrei muito com os relatos.
    Vc. é um ótimo contador de histórias.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pai, falta poucos dias pra você estar de volta...né?
    E tudo voltará ao normal hehe
    A festa do meu aniversário foi tudo de bomm... deu tudo certinho!
    A faculdade está indo bem, estou estudando bastante (risos)
    Espero que vencem essa caminhada o mais rápido possível... e que Deus abençõe todos vcs!!!
    Abraços no tio Mingo, no Roberto e nos demais...
    Muita força aee!!! Parabééns...
    Pai, beijos e um abraço enorme... Com mto carinho!!! Patty ;D

    ResponderExcluir
  3. Pai, estou morrendo de saudade de vc...
    Não vejo a hora de te abraçar.
    Estou vendo que estão todos bem e fico muito feliz!
    Estão quase no destino - Santiago.
    Parabéns e sucesso.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, e adorei ter visto vc da câmera ao vivo..
    Eu e o Coala ficamos aqui rindo muito.
    Que saudade!

    ResponderExcluir
  5. força roberto !!eu admiro sua fé quem sabe um dia eu tabém não faço esse mesmo caminho que vc está fazendo nesse momento um grande abrço de seu amigo joão walter fique c/ deus .

    ResponderExcluir