quarta-feira, 1 de setembro de 2010

VILLAMAYOR DEL RIO > AGÉS



Foi uma boa estada no albergue São Luis do hospitaleiro espanhol Roberto, brincalhão e espirituoso. Saímos ainda muito cedo e sem dele despedir. Em pouco tempo já passávamos por pequenas aldeias com o frio nos assolando e a madrugada escura como um breu. Neste dia nos espreitava, 10kms à frente, a conhecida e temida subida dos Montes de Oca. Nos tempos medievais dizia-se que ferozes lobos atacavam incautos peregrinos. Obviamente que estas histórias, salvo alguns acontecimentos pontuais, são lendas e coisas do imaginário. Hoje ainda existem lobos, mas com duas pernas. E estes matam.
Exatamente no meio da subida uma leve chuva começa a cair e resta ao peregrino se proteger com a capa de chuva. A imagem de um peregrino revestido com sua capa é no mínimo bizarra e que lembra o Corcunda de Notredame.
Ainda era meio-dia quanto atingimos o vilarejo de San Juan de Ortega um dos mais emblemáticos do Caminho, onde até o ano passado o padre José Maria Alonso, por 25 anos, foi o hospitaleiro deste lugar. Uma das tradições e que ficou conhecida no Brasil todo, foi a sua sopa de alho, preparada diariamente por ele aos peregrinos e que diziam ser deliciosa. Na minha primeira estada no ano de 2000 não a provei, pois por uma condição adversa ele não a fez.
1 e meia da tarde quando chegamos a AGÉS, um povoado tão pequeno que eu e o Domingos ao caminharmos por 10 minutos por suas ruas, encontramo-nos com o italiano Eddo por 3 vezes.

E ASSIM VAMOS CAMINHANDO E PENSANDO...........

5 comentários:

  1. "Porque um dia é preciso parar de sonhar, tirar os sonhos da gaveta e de algum modo partir"
    Amyr Klink

    Parabéns a vcs, por terem coragem de realizar esse sonho, e alguns pela segunda vez. As fotos e depoimentos estão fantásticos. Sou de Campo Grande e por serem os novos amigos do Thiago tomo a liberdade de considera-los meus amigos tb e acompanhar essa trajetoria. Boa caminhada.

    ResponderExcluir
  2. Zio Domingos...
    ho una grande ammirazione per te. Persona che non rinuncia ai suoi sogni, che persegui la felicità in ogni momento, che ringiovanisce ogni giorno, con un sorriso, quando possibile, que fa sorridere e che incanta a tutti. Zio mio, faro´ di tutto per seguire i suoi insegnamenti ed sopratutto i suoi esempi eternamente. Bacione

    ResponderExcluir
  3. A todos os Caminhantes As nossas Saudações.
    Na vida os verdadeiros fortes são aqueles fortalecidos por Deus, são aqueles que mesmo diante dos grandes desafios da existencia, encontram forças para continuar enxergando a plenitude da vida,peregrino é uma pessoa de fé que busca o algo mais do que ele é. Ele arrisca, deixa o conforto da casa, como um sair de si mesmo, deseja superar obstáculos graças à força que busca no alto. sabe de suas dificuldades: a distância, o sol, a chuva, o frio. Supera tudo pela força do Espírito que o motiva sempre.
    Estamos acompanhando vcs

    Força a todos
    Rafael e jenifer

    ResponderExcluir
  4. Oi Ro parabéns por mais este exemplo de superação, vce sabe que ainda vou me arriscar fazer esse caminho, Obrigada pela amizade
    bjos
    Marga

    ResponderExcluir
  5. Lindos os depoimentos e comentários, muitas reflexões, amei as palavras do DR Santiago,tem algumas dores que só o amor da família mesmo é que cura e acredito que ai fica mais fortalecido, tem coisa melhor do que sentir saudades e amr de verdade?
    bjos
    Marga

    ResponderExcluir